Atualmente a principal causa de morte está diretamente relacionada à doença macrovascular, com os componentes de Doença Coronariana e a Doença Cérebro-vascular. Uma série de fatores de risco cardiovasculares incluindo o Diabetes Mellitus tipo 2, a dislipidemia e a hipertensão arterial, de incidência crescente, são os responsáveis por esse fato. A correção da hiperglicemia tem impacto direto no impedimento da progressão ou mesmo a não apresentação das complicações microvasculares do Diabetes.
Contudo, até o presente momento, a etiologia da disfunção endotelial e da macroangiopatia é incerta e embora várias diretrizes sugiram alvos terapêuticos baseados em evidência científica, a melhor forma de sua correção ainda tem suscitado controvérsias. O estudo dessas associações de fatores com as doenças cardiovasculares interessa à várias áreas da ciência e da medicina, incluindo a diabetologia, cardiologia, lipidologia e biologia vascular. Estes fatos justificam a realização de um curso de atualização no assunto, que possa permitir ao médico clínico, uma visão abrangente e com conotações de embasamento teórico e prático. Permitirá um entendimento conceitual e a explorar novas propostas terapêuticas interagindo as várias áreas de conhecimento e interêsse comum.
Esse curso, apresentado através de aulas teóricas, foi desenvolvido para incluir conceitos de ciência básica e áreas de terapia com interesse particular em aterosclerose, dislipidemia, hipertensão, metabolismo energético e obesidade. Estas sessões permitirão ao aluno conclusões envolvendo itens como:
• Qual o interesse clínico da fisiopatologia da macroangiopatia?
• Quais são os mecanismos envolvidos na sua gênese e associação desses fatores?
• Como se investiga e como se estratifica o risco cardiovascular?
• Qual a relação entre disfunção endotelial e doença macrovascular?
• Qual a fisiopatologia da resistência insulínica e do Diabetes Mellitus tipo 2?
• Quais as opções de tratamento moderno do diabetes, da obesidade e do risco cardiovascular?
• Quais as opções terapêuticas para as doenças cardiovasculares?
• Como agem os anti-diabéticos e as estatinas na correção dos fatores de risco para a doença macrovascular?
• As novas opções terapêuticas induzem a uma melhora clínica?
Módulo 1
Abertura e objetivos do curso
Dr. Marcos Tambáscia | CRM-SP 18198
Professor doutor em Clínica Médica e docente da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp). Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Como investigar na prática a doença cardiovascular assintomática no paciente com DM2
Dr. Otávio Rizzi Coelho | CRM-SP 18460
Professor Associado de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp). Chefe da Unidade Coronariana da FCM-Unicamp. Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), 2004-2005.
Visão atual dos estudos de desfecho cardiovascular para os medicamentos para o tratamento do DM2
Dr. Marcos Tambáscia | CRM-SP 18198
Professor doutor em Clínica Médica e docente da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp). Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Módulo 2
Mecanismo de fome e saciedade e obesidade
Dr. Licio Velloso | CRM-SP 58088
Professor Titular de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades. Membro da Academia Brasileira de Ciências.
Intervenções medicamentosas para o paciente de alto risco cardiovascular
Dr. Andrei Sposito | CRM-SP 74765
Professor titular de Cardiologia e coordenador do Centro de Pesquisa Clínica e do Laboratório de Biologia Vascular e Aterosclerose da FCM-UNICAMP. Pós-doutor em Metabolismo Lipídico e Aterogênese – Universidade de Paris VI.
Módulo 3
Metformina e o tratamento do DM2
Dr. Mario Saad | CRM-SP 37685
Doutor e mestre em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor pela Harvard University. Professor titular na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp).
Lições do Brazilian Metabolic Syndrome Study
Dr. Bruno Geloneze | CRM-SP 59913
Professor Livre-Docente em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador e coordenador do Laboratório de Investigação em Diabetes e Metabolismo (LIMED) da Unicamp. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Obesidade e Diabetes e do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades. Coordenador do Estudo Brasileiro sobre Síndrome Metabólica (BRAMS).
Módulo 4
Avaliação prática das técnicas de imagem em Cardiologia
Dr. Otávio R. Coelho Filho | CRM-SP 109063
Professor Doutor da Disciplina de Cardiologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador do Ambulatório de Miocardiopatias da Unicamp. Primeiro Secretário da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).
Tratamento moderno do diabetes em pacientes com doença cardiovascular
Dr. Marcos Tambáscia | CRM-SP 18198
Professor doutor em Clínica Médica e docente da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp). Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Realização:
Apoio:
Organização: